domingo, 10 de maio de 2009

GRAFITE-Basquiat


O artista fotografado por Andy Warhol em 1982:
parceria dos valores sobre arte, dinheiro e fama


Jean-Michel Basquiat nasceu em 22 de dezembro de 1960, em Nova York. A mãe, de origem porto-riquenha, e o pai haitiano tiveram mais duas filhas, e a família vivia num ambiente de classe média, no bairro do Brooklyn, Basquiat freqüentou escola particular e sempre demonstrou interesse especial pela arte. Com a separação dos pais, a mãe deixou a família. Em 1974, Basquiat mudou com o pai e irmãs para Porto Rico (inconformado, fugiu de casa pela primeira). De volta a Nova York, em 1976, ele conheceu o grafiteiro Al Diaz numa escola especial e os dois amigos começaram a encher os muros de Manhattan, com grafites, escrevendo frases e assinando "SAMO" (abreviação de Same Old Shit). Nessa época, Basquiat fugiu de casa pela Segunda vez, chegou às drogas e acabou expulso da escola por insubordinação.
Aos 18 anos, saiu definitivamente de casa e passou a freqüentar a noite nova-iorquina, convivendo com músicos e artistas. Era parte da população de um bar de Manhattan chamado Mudd Club, onde circulavam também gente como David Byrne, Blondie, Madonna e o pessoal do B-52. Suas pretensões e confiança eram claras, como contou quando já era uma celebridade: "Desde os 17 anos achava que poderia ser uma estrela". Para viver, Basquiat pintava cartões postais e camisetas para vender. Chegou a vender um postal a Andy Warhol, o que na época não lhe rendeu maior atenção. Só mais tarde, quando Basquiat despontava como um dos principais artistas jovens é que os dois se tornaram amigos (pintaram e expuseram juntos e, com insistência, Warhol tentou afastar Basquiat das drogas). Nessa época, também conheceu Keith Haring e Kenny Sharf, e formou a banda Gray, em que tocava clarineta e sintetizador.
No final de 1979, um artigo do The Village Voice chamava a atenção para os grafites de SAMO. A dupla com Al Diaz foi encerrada pouco depois. A carreira artística meteórica de Basquiat já havia começado e teve o impulso decisivo quando ele conheceu no Mudd Club o também artista e cineasta Diego Cortez, que se tornou seu primeiro marchand e o apresentou ao crítico de arte Henry Geldzaler. Em 1980, Basquiat participou de sua primeira exposição coletiva, em Nova York. A crítica imediatamente deu destaque a seu trabalho, uma parede inspirada nos garfites SAMO. No ano seguinte, suas pinturas foram exibidas na mostra New York/ New Wave, na P.S.1. Com renda para viver de arte, deixou a banda Gray e instalou-se num atelier. Sua renda só aumentaria a partir de então. O sucesso de suas exposições coletivas e individuais (a primeira em Módena, na Itália) o projetaram internacionalmente. Annina Noisei tornou-se sua principal marchand. As telas combinando palavras, máscaras, símbolos, se impuseram e a demanda pelo trabalho do jovem artista atingiu tal ponto que Noisei chegou a mantê-lo no porão de sua galeria nova-iorquina produzindo obras que ela vendia por vezes antes de estarem com a tinta seca ou mesmo terminadas.
Em 1982, Basquiat foi o mais jovem artista da mostra Dokumenta, de Kassel. No ano seguinte, era novamente o mais jovem artista da Bienal do Whitney Museum, em Nova York, e ainda participou de 17 exposições coletivas e 4 individuais. Em 1984, outras grandes exposições engordam sua biografia: MoMA, Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris, entre outras.



As pinturas e desenhos de Basquiat podem ser divididos, basicamente, em dois grupos: os saturados e os rarefeitos. Não há muitas obras formando um conjunto intermediário. Na verdade, uma saturação de signos os mais diversos constitui a maior parte da obra de Basquiat. As obras com poucos elementos, entretanto, são tão importantes na trajetória artística de Basquiat quanto as demais. Já o que decide a qualidade artística de suas pinturas e desenhos não parece provir da divisão acima. As melhores obras de Basquiat pertencem tanto a um grupo quanto a outro. É a relação com a tradição pictórica americana __ em especial Hofmann, Still, Kline e Rauschenberg __, e que entra em suas obras de maneira esboçada e fragmentada, que dá um grande vigor às suas pinturas e desenhos.

Fonte:
Bravo!, - página 82 à 87, junho 98 -ano 1- nº9



Duas obras que estão na exposição da Pinacoteca:
acima, lápis de cera sobre papel, de 1981;
abaixo, monotipo sobre papel, de 1986





Black, de 1986: acrílico, pastel oleoso e colagem sobre madeira




Acima, pastel oleoso e lápis sobre papel, de 1982. Abaixo, El Gran Espetaculo (History of Black People), acrílico e pastel oleoso sobre tela, de 1983.
Basquiat teve uma carreira fulminante que durou apenas nove anos.
Começou como grafiteiro em parceria com Al Diaz, escrevendo aforismos nos muros de Manhattan assinados SAMO (abreviação de Same Old Shit ). Sua primeira exposição de pintura foi em 1981

Um comentário:

  1. gostei da sua história, meu nome é Évelyn e tenho o sonho de ser grafiteira, tenho apenas 15aos e adorei tudo que vc contou da sua história...........................................Obrigada, vc me incentivou bastante!!!

    ResponderExcluir